Fórmula repetida e preocupação com gramado: reunião define Mineiro 2017
- gractorto
- 18 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Em reunião arbitral na sede da Federação Mineira de Futebol, nesta sexta-feira, ficou definido que, em 2017, o Campeonato Mineiro terá, pelo sétimo ano consecutivo, a mesma fórmula de disputa. São 12 times, 11 rodadas na primeira fase, semifinal com ida e volta, assim como a final. Ao fim da da fase de classificação, os dois piores times serão rebaixados ao módulo II, como é conhecida a Segunda Divisão do Estadual. O campeonato vai começar no dia 29 de janeiro e tem a final prevista para dia 7 de maio. Castellar Neto, presidente da FMF, comentou a fórmula de sucesso da competição.
- A formula é de sucesso, recentemente foi reconhecida pela CBF como uma fórmula que deve inspirar outras federações estaduais no Brasil. Tenho certeza que é uma fórmula que consegue conciliar bem o turno e o mata-mata. Agrada as equipes e o torcedor mineiro.
Para garantir a qualidade dos gramados dos estádios do Campeonato Mineiro, a Federação Mineira de Futebol contratou uma empresa para ficar à disposição dos clubes para consultoria para manutenção dos gramados. Em contrapartida, a entidade vai cobrar um padrão mais alto na qualidade do palco dos confrontos do estadual.
Todos os clubes tiveram representantes na reunião, exceto o Tricordiano, que não enviou ninguém - o clube informou que a ausência foi em função de um acidente na rodovia, que complicou o trânsito. Mesmo assim, o clube de Três Corações será ouvido pela FMF posteriormente sobre os detalhes discutidos na reunião. Além da equipe do Sul de Minas, estão na disputa: América-MG, América-TO, Atlético-MG, Caldense, Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense, Tupi-MG, Uberlândia, URT e Villa Nova.
Representando o Cruzeiro, estiveram na reunião o presidente Gilvan de Pinho Tavares e o diretor de futebol Thiago Scuro. O advogado Lucas Ottoni foi o representante do Atlético-MG. Pelo Coelho, estiveram na reunião o presidente Anderson Racilan e o diretor de futebol Ricardo Drubscky.
Ficou definido, ainda, que se duas equipes do interior se classificarem para a semifinal e forem eliminadas, jogarão entre si – em confronto de ida e volta – para definir quem fica com o troféu de Campeão do Interior. Os dois times que retornam à Primeira Divisão em 2017 são o América-TO e o Democrata-GV. O time de Teófilo Otoni volta à elite após três anos no módulo II. O presidente do clube, João Ângelo Bouzon, comemorou o retorno e garantiu muita luta para permanecer na primeira divisão em 2017.
- É uma glória essa oportunidade de voltar para a primeira divisão. Conquistamos a vitória em campo, fomos vice-campeões do módulo II e chegamos aqui. Sabemos que a dificuldade é muito grande, mas garanto ao nosso torcedor que vamos lutar para permanecer na primeira divisão, de onde a gente nunca deveria ter saído.

A equipe de Governador Valadares, por sua vez, jogou a divisão principal em 2015, quando foi rebaixada. Ficou um ano no módulo II e está de volta.
A exemplo da competição de 2016, ficou acordado mais uma vez que a capacidade mínima dos estádios que vão receber as semifinais e finais será de 10 mil pessoas. Se duas equipes do interior se enfrentarem em uma destas fases, porém, poderão mandar os jogos em seus estádios. Além disso, ficou acordado o preço mínimo dos ingressos. Nenhum clube poderá cobrar menos de R$10 na entrada (inteira), em nenhum jogo.
Fonte: globoesporte.com
Comments